terça-feira, 15 de julho de 2014

Marte e Saturno nas noites de verão de 2014

Marte e Saturno são pontos luminosos, de tonalidade avermelhada, que se deslocam lentamente no céu noturno. Serão ambos visíveis no céu de verão até ao fim de outubro de 2014.

A imagem seguinte mostra o céu em Lisboa, a 19.jul.2014, pelas 22 horas. E que será sempre, em qualquer ano, excetuando os planetas, a imagem do céu em Lisboa a:

- 19.abr 04 h,
- 19.mai 02h,
- 19.jun 24h,
- 19.jul 22h,
- 19.ago 20h (é de dia, as estrelas não se veem)


Os planetas estão numa mesma linha, no céu, que o Sol e a Lua. Esta linha, a eclítica, é imaginária, e está representada na imagem a vermelho. Nela se deslocam o Sol, a Lua e os planetas. Estão marcados nessa linha, na imagem acima, Plutão(Ƥ), Saturno (ƕ) e Marte (↗). A sua representação está exagerada na imagem; no céu são pontos, e Plutão nem se vê sem um potente telescópio.

Depois de anoitecer, se puserem a impressão em papel da imagem por cima da cabeça, o desenho virado para baixo, a parte inferior do desenho para o lado do Sul (o lado onde estava o Sol ao meio dia), verão uma réplica em papel das estrelas no céu.
 
E no céu deve ser fácil identificar a Ursa Maior (com as estrelas Dubhe, Alioth e Benetnasch). E o rabo da Ursa desenha uma curva que vai dar à estrela Arcturus, e depois, continuando a curva, até à estrela Spica. Marte está, neste mês de julho de 2014, mesmo junto a esta estrela, e é avermelhado; vão parecer 2 estrelas, mas a de tonalidade avermelhada não pisca, e é Marte.
 
E mais para a esquerda (para nascente), está outro ponto avermelhado; é Saturno, e também não pisca, pois é também um planeta.

Um pouco mais à esquerda está por sua vez a constelação do Escorpião, com as estrelas Antares (esta é vermelha, também, mas é uma estrela; deve piscar…), e várias outras até Shaula, que fica no aguilhão, na cauda do Escorpião.

Visível até outubro de 2014, Saturno pouco se moverá ao longo da eclítica, e estará portanto praticamente no mesmo local do céu. Mas cada vez mais para poente.

Marte, mais próximo da Terra, irá deslizando ao longo do verão pela eclítica, para nascente. A 27 de agosto passará por Saturno, e a 27 de setembro por Antares.
 
Para os mais interessados, a constelação que na imagem está por detrás de Saturno é a Balança, mas as estrelas desta constelação não são muito brilhantes e o quadrilátero que desenham não é fácil de ver no céu. Convém, sempre, observar de um local sem poluição luminosa, sem fontes de luz próximas; um pátio às escuras serve bem.

A constelação do Escorpião vê-se bem, estendendo-se largamente pouco acima do horizonte sul, sendo as suas mais importantes estrelas Antares (avermelhada) e Shaula, na cauda do Escorpião.

Ainda um pouco mais para nascente, está a constelação do Sagitário (na imagem, junto a Plutão). No céu, parecem dois quadriláteros suspensos de um ponto, como que em equilíbrio. A sua estrela mais brilhante é Kaus Australis.
 
Boas noites de verão!
 
Carlos Galrão
15.jul.2014

Sem comentários:

Enviar um comentário