domingo, 23 de novembro de 2014

Cascatas de Fervença ou da Bajouca

No concelho de Sintra existem algumas quedas de água, sendo as mais conhecidas as de Mourão, Anços.

Pouco conhecida é a cascata da Fervença, ou da Bajouca, perto de Lameiras, um interessante fenómeno geológico - é aqui o ponto de drenagem do grande lago pré-histórico que foi a planície da Granja do Marquês.

No site da União das Freguesias de S. João das Lampas e Terrugem encontramos uma descrição das cascatas:

Cascatas de Fervença

Quem se deslocar de Sintra para Montelavar ou Pêro Pinheiro, utilizando estrada nacional 9 (EN9), um pouco adiante do cruzamento de Campo Raso, no final duma longa recta encontra uma rotunda, onde sai a via para Vila Verde. Esse local chama-se Fervença.
Uns escassos metros,passando a mesma. deparamos uma ponte sobre o curso de água que drena os pântanos que antigamente existiam na Quinta da Granja, chamada do Marquês por ter sido propriedade do 1º Marquês de Pombal, onde hoje é a Base Aérea nº1.
Este regato apesar de ter reduzido caudal no verão é perene, no inverno a corrente toma volume razoável.Deslizando sob a ponte o ribeiro precipita-se encosta abaixo na direcção da Ribeira da Cabrela, o solo do seu leito é pedregoso assim, as águas formam pequenas ondas brancas, transformam-se em cachoeira, quando o declive se acentua.
Segundo o dicionário Houaiss da língua Portuguesa, o prefixo "ferv" pode significar: borbulhar, estar agitado... Na língua galega fervença designa rápido de rio ou ribeiro. Em português, ainda de acordo com o citado dicionário, fervença quer dizer grande agitação.
Assim, consequência deste ribeiro ser de águas agitadas cuja cachoeira é testemunho, originou que ao sítio se atribuisse o nome FERVENÇA. Um topónimo singular. A "leitura" da paisagem continua uma fonte de conhecimento.

http://youtu.be/mVNJnsg6BUc

4 comentários:

  1. É uma cascata muito bonita. Adorei conhecer. Pena não ter indicações no local.

    ResponderEliminar
  2. É engraçado falam das cascatas de Fervença mas as fotografias são da Bajouca que são locais diferentes

    ResponderEliminar
  3. Já a fotografei e vale a pena visitá-la apesar de o acesso ser um tanto ou quanto difícil. Por outro lado é incrível o estado de abandono e muito lixo que é para ali atirado por construtores. A CMSintra devia promover uma fiscalização a sério para a conservação daquele local.

    ResponderEliminar