domingo, 28 de junho de 2009

Serra de Sintra Passeios Pedestres, 10

Serra de Sintra Passeios Pedestres
10. Praia da Adraga - Cabo da Roca

Duração: 2h. Extensão: 4km. Vegetação: arbustos.
Autocarros: Sintra-Cascais; Cascais-Cabo da Roca; Sintra-Almoçageme; Sintra-Praia da Adraga



Descrição do Passeio

Na Praia da Adraga penetre na fenda junto ao característico arco rochoso na falésia sul, e visite a gruta; na maré baixa poderá passar para a Praia do Cavalo e subir aí arriba. Se tal não for possível então suba pela Praia da Adraga; espreite com cuidado o Fojo e veja ao fundo da Pedra de Alvidrar os corvos marinhos fazenda pesca submarina. Se tiver equipamento pode visitar a gruta que se desenvolve sob a Pedra; o ciclo evolutivo da cavidade está perto do fim, pelo qual qualquer destruição é irreversível; aqui, mais do que nunca, seja um defensor da Natureza (em Junho, nada de incomodar os morcegos acabados de nascer). Uma das galerias vai subindo mas está obstruída já perto da superfície. Que tal supor que desembocaria sob o perdido templo dedicado ao Sol e à Lua, erigido algures onde a Serra se perde no mar? A verdade é que quem alguma vez acampou entre o Fojo e a Pedra sabe que este é um lugar mágico.

Siga para sul por sobre as arribas, gozando o panorama. A descida à Praia da Ursa valerá a pena. Dois gigantescos rochedos ( a Ursa Gigante e a Pedra da Noiva) destacam-se no meio de muitos outros.

O passeio termina no Cabo da Roca extremo Ocidental do continente Europeu. Se chegou antes das 20.35 horas (aos Sábados e Domingos 19.30 horas) poderá apanhar aqui o autocarro para Cascais; senão, resta-lhe jantar na Azóia e apanhar um táxi ou uma boleia.


Sem comentários:

Enviar um comentário