quinta-feira, 10 de junho de 2010

Festa na Aldeia do Penedo

Iniciam-se hoje as Festas do Penedo, para quem não sabe, uma pequena aldeia na Serra de Sintra, junto a Almoçageme.


Estas festas são designadas de Festas do Divino Espírito Santo e têm uma antiquíssima história, remontando de forma mais directa ao reinado de D. Dinis e à sua mulher a rainha Santa Isabel, mas com raízes são mais bem antigas e profundas, como o provam os vários estudos que têm sido realizados sobre as mesmas.

O Penedo é o último local do continente português onde são realizadas festas do "Império" ou do "Espírito Santo", que continuam a existir em muitos locais dos Açores, em particular na ilha Terceira.


Em 1978 (data da foto apresentada) acompanhamos essas festas a propósito da realização de um filma etnográfico - "Festa na Aldeia do Penedo" -, realizado pelo saudoso António Marques da então Equipa de Cinema "Germinal" do Grupo de Teatro de Mem Martins (Cooperativa Cultural).

Na altura elaboramos um texto que, como se escrevia no "Jornal de Sintra" onde foi publicado, "resultou de uma modesta pesquisa das suas raízes históricas feita para servir de base" ao filme referido:




O "Jornal de Sintra" onde foi publicado o texto é o n.º 2446, de 17/07/1981:



O texto de apresentação do filme "Festa na Aldeia do Penedo":

As festas que hoje se iniciam não são realizadas há 10 anos, razão por que não devem mesmo ser perdidas.

A não perder é também a separata que o "Jornal de Sintra" de 4 de Junho passado publica sobre as festas : http://www.jornaldesintra.com/2010/06/festas-em-louvor-do-divino-espirito-santo-do-penedo-colares-%e2%80%93-sintra/

Sem comentários:

Enviar um comentário