domingo, 5 de fevereiro de 2012

A escultura da rotunda de Sacotes

Este mês comemora-se os 11 anos da inauguração da escultura da rotunda de Sacotes, designada "Envolvência”, da autoria do escultor Manuel Santos Carvalho, residente em Algueirão-Mem Martins.


A escultura pesa 14 toneladas, mede 3 metros de altura, 4 m de largura e 1,5 m de espessura e utiliza pedra da região de Sintra e do Alentejo.

De acordo com seu autor, "Antigamente esta era uma zona de muitas searas de trigo e foi essa ideia que me levou a fazer esta escultura (...) A escultura representa, de modo simbólico, bagas de trigo estilizadas através de dois elementos que quando se cruzam formam uma outra baga de trigo. No meio há a esfera que representa a semente da baga de trigo e a envolvertudo isto há a calçada" - "Jornal de Sintra", 2 de Fevereiro de 2001

Duas notícias da sua inauguração - "Jornal de Sintra" de 2 de Fevereiro de 2001 e "A Pena" de 8 de Fevereiro de 2001, respectivamente:





Algumas fotos:






1 comentário:

  1. Falta-me o número 1 da QUOTIDIANO DA MISÉRIA MISÉRIA DO QUOTIDIANO. Pode ajudar-me a encontrar um exemplar deste número?
    Cumprimenta.
    Fernando Lima

    ResponderEliminar