segunda-feira, 4 de junho de 2012

"De quem é o Carvalhal?... É nosso!" - Museu da Música Portuguesa

Muitos de nós recordam-se bem de uma frase do poema-canção "FMI", de José Mário Branco.

- "De quem é o Carvalhal?... É nosso!"
Frase que, como muitas outras do poema, ficou gravada na minha e em certamente muitas outras memórias.


Desfolhando o roteiro do Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria, em Cascais, na secção dedicada aos Aerofones, encontramos o seguinte texto, excerto da "Antologia da Música Portuguesa", de Michel Giacometti (1971), que transcrevemos:

Trecho de música tocado tradicionalmente na Quarta-feira de Cinzas, em Souto da Casa (Fundão, Castelo Branco). Esta tradição encontra-se ligada a sucessos ocorridos na localidade em fins do século passado. O carvalhal era uma extensa zona de serra partilhada entre a Irmandade do Santíssimo, a Casa Garrett e o povo de Souto da Casa, que numa Quarta-feira de Cinzas, resolveu vitoriosamente, e não sem violência, uma questão com a Casa Garrett. A comemoração anual desta vitória perdeu muitas das suas características primitivas, tal como a habitual pregação do regedor local, que terminava com estas palavraas:
"O céu é de quem o ganha e a terra de quem a amanha".
No entanto perpertuou-se a peregrinação ao Carvalhal, com a "música" à frente a tocar de manhã à noite, num anbiente de fraternal alegria, de onde surge de tempo a tempo a pergunta:
"De quem é o Carvalhal?"
com a resposta colectiva: "É nosso!"
A música compõe-se de dois bombos, duas caixas, pratos, ferrinhos e um pífaro de ferro."

Mas a surpresa desta "descoberta" na publicação do museu tinha sido anteriormente suplantada pela visita ao próprio Museu da Música.

Há largos anos que fazíamos tenção de o visitar, mas, apesar de tão perto - em Cascais -, tal acabou por ser concretizado num dia útil da passada semana.

E a surpresa, ou melhor, as surpresas, foram o excelente espólio que contém e a sua agradável e moderna forma expositiva, mas também o regular programa de dinamização - às 10H30 de um dia de semana decorria aí um concerto de música clássica para jovens -, e ainda o magnífico acolhimento por parte da funcionária que me acompanhou.

Para além de apresentar o edifício e a sua história - trata-se de um projecto de Raul Lino -, e de contextualizar, de forma profissional, os conteúdos museológicos, tocou-me especialmente o empenhamento e "espírito de corpo" demonstrado; foi feita questão de afirmar que a Câmara Municipal de Cascais (o seu empregador) possuía uma política cultural relevante a nível nacional e afirmada na prática. Identificou de forma exaustiva as actividades levadas a cabo pela câmara, recomendando este ou aquele evento e espaços culturais. No final ofereceu-me a agenda cultural municipal e outra documentação referente à área cultural.

Um excelente "caso de boas práticas" de profissionalismo, em particular no que respeita ao funcionalismo público (estas palavras ainda existirão?). Um exemplo a seguir noutros municípios do país...


Às vezes os "santos ao pé de casa" afinal "fazem milagre".

Sem dúvida a visitar e com algum tempo.

Museu da Música Portuguesa
Casa Verdades de Faria
Av. de Sabóia, nº 1146
Monte Estoril
2765-580 Estoril
Tel. 21 481 59 04 / 2

Sem comentários:

Enviar um comentário