sábado, 9 de junho de 2012

Documentário "Os Donos de Portugal", Queluz

Foi ontem à noite projectado na Sala Multiusos da Junta de Freguesia de Queluz o documentário de Jorge Costa "Os Donos de Portugal", seguido de debate com o realizador.


O filme é baseado num livro com o mesmo título, da autoria do realizador, de Luís Fazenda, Cecília Honório, Francisco Louçã e Fernando Rosas.


Retrato muito interessante e rigoroso da economia nacional do final do século XIX até à actualidade - termina exactamente com a intervenção da "troika" -, é um excelente contributo para o entendimento das "águas em que hoje navegamos".

A concentração da riqueza nacional - garantida pela protecção do Estado e pelo "cruzamento da espécie abençoada",  pelos casamentos inter-famílias - em meia-dúzia de membros das elites, começou há mais um século, mas, situação inédita, continua a manter-se nos dias de hoje nos mesmos actores (a descendência, claro).

Com algumas nuances:  a democracia realmente alargou a distribuição da riqueza - não, não foi aos seus produtores (continuamos a ser o país mais desigual da Europa), mas a uma nova casta, os ex-quadros da governação.


Esta é primeira frase do livro (poucas vez a primeira frase de um livro terá sido tão eficaz):

"Este livro foi escrito para compreender. E para compreender o essencial: como se formou o poder económico dos donos de Portugal?. Ou, dito por outras palavras: quem domina e como veio a dominar a economia, quem beneficia do trabalho de um país inteiro? Colocar a pergunta e responder-lhe com factos é o trabalho que este livro se propõe."

 Voltando ao filme, ele foi passado na RTP2 às duas da madrugada de 25 de Abril passado, mas encontra-se no You Tube - http://www.youtube.com/watch?v=w2IcVdAqico&noredirect=1 -, onde já teve mais de 170.000 visualizações.

E, surpresa desvendada pelo realizador, será vendido (por 5 euros) com o jornal "Público" do próximo dia 17 de Julho.

Sem comentários:

Enviar um comentário