sábado, 23 de junho de 2012

Quinta da Amizade e Vila Sassetti

Realizou-se ontem ao fim da tarde uma visita à Quinta da Amizade e à Vila Sassetti dessa quinta, recentemente adquiridas pela empresa Parques de Sintra Monte da Lua (PSML) à Câmara Municipal de Sintra.


A visita teve como objectivo apresentar estes espaços à população antes do início das suas obras de recuperação, as quais têm como destino último a criação de um percurso pedestre/pedonal de ligação da vila de Sintra ao Castelo dos Mouros.

De acordo com a PSML:
A Parques de Sintra – Monte da Lua adquiriu à Câmara Municipal de Sintra, nos finais de 2011, a Quinta da Amizade, quase desconhecida do público, que inclui a Vila Sassetti e duas casas de guarda. O objetivo é estabelecer mais um percurso pedestre desde o centro histórico da Vila de Sintra até ao Castelo dos Mouros. A Quinta é já um verdadeiro caminho, pois é uma longa e íngreme faixa de terreno, que vai desde o Largo do Victor até ao sopé rochoso do Castelo. A Vila fica situada a meio desse “caminho”.
Insere-se no conjunto de percursos pedestres que a empresa vem preparando para que os visitantes dos dois mais frequentados monumentos geridos pela empresa – o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros – os possam alcançar sem terem que conviver, sobretudo na época alta, com carros e autocarros ao longo da Rampa da Pena.

A Vila Sassetti, construída entre 1890 e 1894, é um “castelejo de estilo Lombardo” sobranceiro à Vila de Sintra, - um verdadeiro miradouro - cujo projeto, Victor Carlos Sassetti, que foi dono dos famosos Hotéis Bragança, em Lisboa, e Victor, em Sintra, encomendou ao seu amigo arquiteto Luigi Manini, mais tarde autor da Quinta da Regaleira e do Palácio, hoje hotel, do Buçaco.

Antes de iniciar o restauro da Quinta da Amizade e da Vila Sassetti, a Parques de Sintra - Monte da Lua, vem convidar todos os interessados no património de Sintra a visitá-las, no próximo dia 22 de Junho, às 18h30, e a acompanhar os trabalhos que se seguirão.


2 comentários:

  1. adorei a quinta da amizade na vila sassetti amei

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,
    Onde foi feito o convite para este evento?

    ResponderEliminar