domingo, 18 de janeiro de 2015

O Movimento Hippie

Nas décadas de 60 e 70 do século passado desenvolveu-se nos países ocidentais um movimento cultural (ou contracultural, "alternativo") com assinalável expressão - o movimento "Hippie".

Este movimento descende de outros "alternativos" com menor expressão, particularmente, nos americanos dos anos 50, dos "Beatniks" - quem se lembra da banda nacional dos anos 70 com este nome, cuja vocalista era Lena de Água).

O termo derivou da palavra em inglês hipster, que designava as pessoas nos Estados Unidos que se envolviam com a cultura negra, como Harry The Hipster Gibson. Em 6 de setembro de 1965, o termo hippie foi utilizado pela primeira vez: foi em um artigo do jornalista Michael Smith, em um jornal de São Francisco. A eclosão do movimento foi antecedida pela chamada Geração Beat, os beatniks, uma leva de escritores e artistas que assumiram os comportamentos que viriam a ser copiados posteriormente pelos hippies[2] . Com a palavra "beat", John Lennon, transformado em um dos principais porta-vozes pop do movimento hippie, criou o nome da sua banda - The Beatles. Tanto o termo beatnik como o termo hippie assumiram sentido pejorativo para a grande massa norte-americana.

          http://pt.wikipedia.org/wiki/Hippie

O movimento Hippie teve particular relevo nos países ocidentais mais desenvolvidos, nomeadamente em Inglaterra e nos EUA - S. Francisco foi a sua Meca.

Em Portugal o movimento chegou no início dos anos 70 e não teve grande expressão, muito pelo facto do país viver ainda numa feroz ditadura, onde imperava o cinzentismo (e a repressão) da "situação"; e os Hippies eram "subversivos". Vejamos alguns dos seus principais valores:

  • Pacifismo - “Make love, Not war/Faça o amor, não a guerra” (nos EUA foram grandes protagonistas na luta contra a Guerra do Vietname)
  • Anti-consumismo
  • Anti-capitalismo
  • Internacionalismo, rejeição dos nacionalismos
  • Igualdade racial - foram grandes lutadores contra a segregação racial então vigente
  • Comunitarismo, vida em comunidades "libertárias"
  • Ecologia - pioneiros na promoção dos aspetos ambientais/ Ecologia
  • Liberdade de expressão - democratizaram a forma de vestir através "de uma terapia de choque", com o uso de roupas que estavam nas "antípodas" do vestuário "normal" (em Portugal o casaquinho cinzentinho e a gravatinha azulinha era a  "farda oficial") - calças à boca de sino, roupa larga, colorida (laranja, verde-alface), a minissaia.
  • Igualdade de sexos - os cabelos compridos dos homens eram uma forma de manifestar solidariedade com o sexo feminino (na altura muito, muito "desfavorecido")
  • Solidariedade com as classes "desfavorecidas" - as calças de ganga/ jeans eram até aí calças de trabalho, usadas apenas pelos operários, o seu uso pelos hippies eram uma forma de identificação com os operários

Apesar da repressão ao movimento, em Portugal foram publicados três livros sobre o movimento Hippie:








 
 
Quanto à Internet, para além da Wikipedia, apenas encontramos dois ou três blogues portugueses sobre o movimento Hippie:

Sem comentários:

Enviar um comentário