quinta-feira, 17 de novembro de 2011

FAPIR - 2

Na sequência de post anterior sobre a FAPIR-Frente dos Artistas Populares e Intelectuais Revolucionários, publicamos agora apontamentos de mais um dos seus boletins - o n.º 4, de Abril de 1977:

Na foto acima é possível ver bem o nosso saudoso amigo Zé Manel "da MESSA", do Grupo de Teatro de Mem Martins - 1.º do lado esquerda, com capacete (julgo que esta fotografia foi tirada frente ao RALIS no 11 de Março de 1975).
A propósito do igualmente saudoso Carlos Gil, conheci recentemente na FNAC um DVD designado "A revolução de Abril de Carlos Gil", datado de 2010, autoria de Adelino Gomes e produção e realização de Ivan Dias - a não perder, mais dia menos dia esgota e nunca mais teremos oportunidade de o "apanhar".


Sobre "O Bando" - grupo aderente da FAPIR formado por João Brites logo após o 25 de Abril que se sediou no concelho de Sintra, ainda hoje, felizmente, em actividade - falaremos oportunamente.











Uma das acções de maior relevo da FAPIR foi sem dúvida o "Festival Popular 25 de Abril", ocorrido no Porto em 1977. Dois autocolantes:





No âmbito desse festival foram relizados os "1.ºs Jogos Florais do 25 de Abril", de cujo regulamento se apresentam extractos; o exemplar apresentado tem notas sobre contactos relacionados com a área do cinema, certamente porque tentámos colocar a concurso algum dos filmes do António Marques/Germinal (grupo de cinema do GTMM-Cooperativa Cultural).

1 comentário:

  1. Boa tarde,numa das fotos acima está o meu querido pai Zé Manel.será possível enviarem para o meu email essa fotografia?

    ResponderEliminar