sábado, 18 de fevereiro de 2012

Cadernos "Quotidiano da Miséria Miséria do Quotidiano"

No final de 1974, de entre as múltiplas publicações vinda a lume, surgiu uma que despertou especial interesse em alguns meios políticos e intelectuais - os Cadernos "Quotidiano da Miséria Miséria do Quotidiano".

Passados todos estes anos nunca percebemos quem estava por detrás dessa publicação, uma vez que a mesma era "ferozmente colectivista", como, de resto, muitas outras na época. A única referência era um apartado - n.º 2719 de Lisboa.

Procurando hoje na Net, a única coisa que encontramos e que poderá ter alguma relação, é um blogue com a designação "Quotidiano da Miséria" -http://oquotidianodamiseria.blogspot.com/2007/10/cadernos-de-outubro-8-o-passaporte.html; certamente que não será alheia, não percebemos se pelo "contacto ideológico", se pela participação.

Possuímos 4 números dos cadernos, do 1 ao 4; desconhecemos se foram publicados mais alguns, mas cremos que não. Eis alguns elementos sobre esses exemplares:



  • N.º 1 - Designação/tema: SEXPOL. Comprado na Cidade Universitária em 25.Nov.1974. Custo = 10$00
    Citações, entre outras, de Karl Marx, Wilhem Reich, Maio de 68. Textos, entre outros, de Wilhem Reich, J. Carpenter, "Manifesto" dos liceus de 1972, jornal "Revolta" de Maio de 74. Ilustrações, entre outras, de Claire Bretécher, Wolinsky.


  • N.º 2 - Designação/tema: NEM ROBOTS NEM ESCRAVOS. Citações, entre outras, de Rolling Stones, Tristan Tzara, Shakespeare, Maio de 68, Abril de 74, Leo Ferré. Textos/poemas, entre outros, de Francis Picabia, Beatles, Ratgeb, GIB de 1973, "Auto-dissolução do Movimento Ibérico de Libertação", "Para a história de um grupo maoista" - PCP (m-l). Ilustrações, entre outras, de Reiser, Wolinsky.



  • N.º 3 - Designação/tema: QUOTIDIANO DA MISÉRIA; custo = 17$50. Citações, entre outras, de Marx-Engels, Karl Marx. Textos/poemas, entre outros, de Tristan Cabral, Paulo Lafargue, Ratgeb, Júlio Henriques, jornal "Combate", Raol Vaneigen, opiniões sobre a abolição do trabalho, "Grito de revolta na China", "Sobre o Vietnam", "Operários de Polónia contra o capitalismo de Estado".








  • N.º 4 - Designação/tema: FORA DO JOGO; tiragem: 1.000 exemplares. Comprado no MES em 6.Out.1975. Citações, entre outras, de Jean-Arthur Rimbaud, Karl Marx. Textos, entre outros: "Marx contra os marxistas", António Maria Lisboa,"Feminismo e Comunismo", "Dos pedabobos e da educastração", China desconhecida", "Manifestro Dada", "Papologia de André Breton". Ilustrações, entre outras, de Jan Faust. Neste n.º 4 era anunciado um novo caderno, com a designação/tema CADERNOS DA LOUCURA. Desconhecemos de foi publicado.



1 comentário:

  1. Não é possível colocar online um PDF de cada um destes Cadernos "Quotidiano da Miséria Miséria do Quotidiano" ? Devem ser, praticamente, os únicos exemplares que subsistem.

    ResponderEliminar