domingo, 6 de julho de 2014

Aqui Posto de Comando... Itinerário 25 de Abril

"Aqui Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas...", começavam assim os comunicados emitidos pelo Rádio Clube Português (e depois por outras estações de rádio), na madrugada do dia 25 de Abril de 1974.

Quarenta anos passados tivemos oportunidade de conhecer esse "Posto de Comando". Foi numa das iniciativas das comemorações exatamente dos 40 anos do 25 de Abril que ocorreu esta manhã no Quartel da Pontinha, onde se situa o barracão que foi o posto de comando da revolução.

A ação de hoje contou com a presença e testemunho de Otelo Saraiva de Carvalho, que relatou detalhadamente aspetos da organização e do desenvolvimento do golpe que daria origem à revolução. Relevante também a intervenção do historiador Constantino Piçarra, subordinada ao tema "Reforma Agrária", que deu origem a uma dos momentos mais emotivos da ação.








Esta iniciativa de comemoração dos 40 anos do 25 de Abril de 1974 designou-se "Itinerários 25 de Abril", sendo comissariada pela arquiteto José Mateus - também presente na ação de hoje - e coordenada cientificamente pela historiadora Raquel Varela, a quem dirigimos o nosso reconhecimento pelo extraordinário trabalho aqui desenvolvido.

Sem comentários:

Enviar um comentário