sábado, 27 de junho de 2009

Serra de Sintra Passeios Pedestres, 3

Serra de Sintra Passeios Pedestres

3. Pena - Lagoa Azul - Penha Longa


Duração: 1h15m. Extensão: 2,1km. Vegetação: mista. Autocarro: Sintra-Estoril





Descrição do Passeio

Em frente ao portão do Parque da Pena abre-se um caminho que vai descendo para Sul. A vegetação é pouco interessante, pois o desejo de isolar a zona da Lagoa Azul/Penha Longa (para a qual o turismo e luxo tem grandes planos) do resto da Serra tem estado na origem, certamente, da maioria dos últimos incêndios que a assolaram.

Uns 500 metros decorridos, passe o desvio que o levaria até aos Capuchos pelo passeio Pena - Capuchos , e continue a descer para Sul. Antes da Pedra Branca, se quiser encurtar o passeio, terá de fazer um pouco de "corta-mato"; para apanhar um outro caminho que, vale abaixo o levará directamente à Lagoa Azul. (A alternativa, mais suave e bonita, mas mais longa, é passar a poente da Pedra Branca e seguir até à estrada asfaltada, por onde poderá igualmente seguir até à Lagoa Azul; Em Setembro os medronheiros recompensá-lo-ão pela volta).

A Quinta da Penha Longa, a Sul da estrada asfaltada, possui o famoso convento, monumento nacional. Não deixe de o visitar, o passeio é agradável. Já agora, mantenha-se atento para o futuro; há quem esteja à espera de uma pequena distracção nossa para transformar o convento em aparthotel e, na quinta, construir 8 hotéis, 1000 apartamentos, 400 "bungalows"; e 200 moradias. Que ninguém adormeça!


Sem comentários:

Enviar um comentário