sábado, 27 de junho de 2009

Serra de Sintra Passeios Pedestres, 7

Serra de Sintra Passeios Pedestres
7. Capuchos - Penedo


Duração: 1h15m. Extensão: 2,3km. Vegetação: arbórea. Autocarros: Sintra-Cascais; Sintra-Fontanelas. Sintra-Almoçageme; Sintra-Praia Adraga




Descrição do Passeio

Os Capuchos são o coração da Serra. É lá que está um dos parques de campismo da Federação Portuguesa de Campismo, com uma casa-abrigo, a partir do qual poderá visitar toda a Serra em vários passeios diários. Perto do Convento dos Capuchos um excelente miradouro sobre a região saloia - o Alto das Três Cruzes.

Saia dos Capuchos descendo por um caminho no largo frente ao Convento. Passará um pouco acima da Fonte das Damas, que já teve aproveitamento comercial. Há vários caminhos alternativos até ao Penedo, pelo que convirá ter uma certa atenção nos cruzamentos que for encontrando. Se estiver a chover provavelmente encontrará muitas salamandras, e, no fim do Inverno, poderá provar os morangos silvestres que ladeiam o caminho; no Outono, são os medronheiros que se carregam dos seus esplêndidos frutos.

Já perto do Penedo poderá seguir pela direita até à Quinta do Carmo e continuar para a Eguaria, próximo da qual se situa a Capela de N. S. da Piedade.

A entrada no Penedo faz-se junto ao "Casal do Chafariz", com o respectivo chafariz na estrada asfaltada. Há vestígios de uma via que se atravessa o Penedo rumo à "villa" romana de Santo André-Almoçageme (séculos 2 a 5 d.C.).

No Penedo não há autocarros, mas pode dirigir-se às povoações vizinhas de Colares ou Almoçageme onde passam autocarros quer para Sintra quer para Cascais.

Sem comentários:

Enviar um comentário